Variáveis
A maioria das instruções que o computador executa ETA, de alguma forma, associada ao processo de armazenamento de valores na sua memória ou ao processo de cópia de valores de sua memória. O computador só sabe ou conhece aqueles valores que estão armazenados em sua memória. Para armazenar tais valores, usamos Variáveis.
Uma variável a ser usada em um algoritmo deverá ser declarada de um determinado tipo, de acordo com o tipo de valor a ser armazenado. Os tipos de valores são:
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
Integer : Valores inteiros
São valores que representam quantias numéricas inteiras, tais como a idade de uma pessoa, número de funcionários de uma empresa, o número de paginas de um livro, etc.
Ex: 17, -5, 90, 0.
Real: Valores Reais
São valores que representam quantias reais, valores que podem apresentar quantia fracionária. Podem ser usadas para armazenar o salário de um funcionário, a altura ou o peso de uma pessoa e etc.
Ex: 4.5, 0.0, -8.7.
Ex: 4.5, 0.0, -8.7.
Char: um caractere
São valores utilizados para representar informações onde apenas um caractere é necessário, tais como o valor do sexo de unma pessoa (F, M), uma letra do alfabeto, etc. Deve-se sempre usar apostrofo para assumir valores desse tipo.
Ex: ‘*’, ‘I’, ‘i’, ‘5’.
String: Literais
São utilizados na representa~çao de informações onde faz necessária utilização de zero ou mais characteres. Tais como o nome de uma pessoa, nome de cidades e determinadas frases. Tamém usa-se apóstrofo para especificar.
Ex: ‘João’
‘Maria’
‘oi, tudo bem?’
‘123’
‘ ’ (character nulo)
Boolean: lógicos
São sempre dois valores: true ou false (verdadeiro ou falso). São utilizadios na representação de uma exp´ressão lógica ou afirmalções.
Ex: 6 > 4 (verdadeiro)
5 = 3 (falso)
Nenhum comentário:
Postar um comentário